Relato 08/04/14

Vamo lá, eu fiquei de fazer o texto pra dizer como foi o ensaio. Não anotei nada então quem quiser complementar, meta ficha! 
Enton, às 19h e pouquinho nos direcionamos da casa da Luah para a praça e logo no caminho já fomos encontrando Luciana e Lorena pra fazer o ajuntamento. Atrás do teatro conhecemos novas meninas que eu esqueci o nome, mas todas ótimas. Quem já foi num encontro sabe que a gente fala pra cacete então conversamos que só antes de iniciar o ensaio, inclusive falamos de levar a vaca pra outros lugares, como icoaraci por exemplo (bianca mora lá e é prima do luizinho do coisa de negro, e tem aquela Mujer que já faz uma vaca numa perifa de icoaraci que Nara falou) e outros picos que exigiriam maior dedicação e envolvimento com o espaço & comunidade mas chegamos à conclusão de que, enfim né a gente nem sabia pegar direito nos instrumentos e que é maravilhoso sonhar (ê sahuashush) mas curtir o passo-a-passo é o melhor papo, nos conhecermos cada vez mais, nos afinarmos e metermos ficha na sonzera. Ah foi proposto também a criação de uma FanPage no facebook onde além de compartilhar lá os links que colocamos aqui, seria uma boa plataforma para falar sobre a vaca e formar rede com outros acontecimentos brasil afora (foi falado de uma galera que faz uma feira de fanzine parece em recife por exemplo e que a mina só conhecia por causa da fan page e enfim, tods nós aqui sabemos de muita coisa massa mundo afora por fan page, eu curti). E aí pra não fechar, botava as menina todas que tivessem afim de ficar como administradoras da pagina. Aliás, fiquei pensando aqui agora que é muito legal esse negócio de antes de cada encontro quando tem gente nova de alguém que já tá indo pros encontros falar o que é a vaca, além de dar vazão pra novas ideias acho que é um bom exercício pra nós mesmas começarmos a percebê-la como sai da nossa boca. Enfim, começamos a batucar!!!
Nossa Maestra Rainha da Bateria Dandara passou os ritmos nos instrumentos que tínhamos, foi muito legal, todo mundo experimentou o que queria experimentar e já começamos a pegar bacana. Os ritmos que aprendemos foram o Boi, Carimbó e Quadrilha. Experimentando os instrumentos e depois tocando todas juntas pra botar em prática o aprendido. Experimentamos colocar o refrão da música Vaca Profana em quadrilha, foi o que achamos na hora que ficava melhor, mas enfim. Brincamos muito, arriscamos numa batida de Funk e de samba de coco também hehehe, pensamos que a gente pode meter ficha em outros ritmos. O ensaio foi realmente muito bonito, muito mesmo. Fiquei muito feliz de ver todas nós lá juntas nos propondo a fazer a parada e de repente eu e dandara falando de talvez tentar tocar um coco, ela soltou um Lundu, aquele ritmo lindo forte e sensual, então pensamos que poderiamos abrir o cordão com um Lundu, pra depois cair na quebradeira. Fomos tocando o Lundu enquanto Inaê narrava a história de Mururé, o menino que queria ser menina. (a lenda da flor de mururé) e aí que num momento eu não sei o q rolou mas soltei a letra que Bianca postou lá em cima (acho que isso é coisa entidade na moral, as meninas tem uma força muito maravilhosa mesmo, porque eu sou pessima nesse negocio de letras e textos). E aí fechou abrir o cordão com esse Lundu:

Mururé era um menino (2x)
Que queria ser menina (4x)
Um dia ele saiu de dama-dama-flor (2x)
Dama-dama-flor (4x)
O que ele não esperava, aconteceu (2x)
A “macharada” lhe deu porrada (2x)
Os homens “tudo junto” jogaram ele no rio (2x)
Uma flor nasceu, nasceu uma flor (2x)
A flor de mururé é homem e mulher (2x)
Homem e mulher: a flor de mururé (2x)

Muito felizes com o ensaio, partimos pros encaminhamentos ~~ galera que propôs a fan page deve fazer a fan page heheh (mas se alguém aqui ficou afim de fazer também acho que pode meter ficha), pensamos na importância de manter o ensaio em dias fixos (até pra colocar no fanzine por exemplo), mas só tem mulher com fuzo horário doido nesse cordão (eee sacanagem shuashusah) e aí lá no ensaio não conseguimos definir os dias fixos (exceto o próximo ensaio que será nessa Sexta-feira às 17horas, mesmo bat-local) então tivemos a ideia de criar uma enquete no grupo  hehehe e aí os dois mais votados, seriam os dias fixos e o horario a gente decide depois hehe mas pensamos também em pedir pro povo que vota, que vote QUEM FOR aos ensaios porque fica complicado a galera que fica na internet decidir por quem tiver realmente afim de tocar no nosso corpo de percussão (hmmm táaaa sahuashuash). Deixa eu ver o que mais… ah! Botar o fanzine no issuu também é uma ideia pra poder espalhar nas internet da vida.
Sobre TOCAR: conversamos sobre como vai ficar os ensaios tarará, e dandara falou uma coisa que eu acho ótima, que é fazer com que a parada se construa forte também na autonomia, ou seja, vamos TODAS pesquisar sobre os ritmos, procurar tutoriais sobre como tocar, etc e assim já ir definindo o instrumento de preferência, com o compromisso de dividir tudo que foi pesquisado aqui com xs hermanxs. Então bora meter ficha e ser auto-didata também, assim a gente aprende um pouco e podemos compartilhar entre nós.
Os Instrumentos: temos poucos instrumentos, ontem 1 ou 2 meninas ora ou outra ficava sem instrumento, não temos nenhuma onça ainda, Temos uma alfaia que é da Inae e da Dandara e que tera que voltar sempre pra casa delas, onça estamos sem nenhuma. Mas ainda assim como o numero de garotas que vão tocar ainda está meio indefinido não temos ainda como organizar isso. Com a contagem anterior fica aquela que Luah botou no outro relato, temos os bambus mas ainda não foram preparados pra serem recos, pra fazer precisamos de uma ferramenta aí que esqueci o nome. Dandara falou de falar com o Johnson pra ver qualé, porque ele mexe com bambu. No mais acho que agora vai bem de pesquisarmos e sentirmos que instrumento será que queremos e aí vamos tentar a busca, ou compra, ou posta aqui que a gente tenta correr atras tds junts. Ah, acho que na próxima e desde já podemos pensar no ritmo que a letra da Inaê Nascimento ficaria e queriamos saber também se a letra da Maria Carolina tem ritmo ou se ainda falta criar.
Acho que é isso, ah meninas! Luiza já tirou o Lundu na Escaleta!

Relato de Duda Touro

This entry was posted in General, Relatos. Bookmark the permalink.